Sind-Saúde quer que trabalhadores tenham direito a feriado e ponto facultativo em Juatuba

0
226

Um decreto da prefeitura de Juatuba, incluiu recentemente a obrigatoriedade dos trabalhadores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, a trabalharem nos feriados e pontos facultativos de 2024. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde, núcleo regional Betim encaminhou ofício ao executivo municipal, pedindo a revogação do decreto.

No documento, o Sind-Saúde argumenta sobre a importância do descanso em rotinas complexas e estressantes como é o caso da Saúde. A ressalva legal para a obrigatoriedade é para serviços de urgência e emergência, que por sua natureza e características não pode sofrer interrupção.

“É importante considerar que a exceção dos serviços de urgência e emergência que devem funcionar 24/7 (vinte e quatro horas, sete dias por semana), os demais serviços não têm natureza ininterrupta. Além disso, sabemos o trabalhador da saúde lida, na sua rotina diária com o sofrimento, a dor e a diversas carências da população, o que torna o trabalho em saúde complexo e de grande pressão sobre o mesmo”, diz um trecho do ofício enviado pelo Sind-Saúde Núcleo Betim.

Servidores ligados ao Sindicato, afirmaram ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, que o município ainda não respondeu o ofício encaminhado no dia 15 de dezembro.