Ted e secretários municipais visitam Cooperativa de Reciclagem de Itaúna

0
667

O presidente da Câmara de Juatuba, Ted Saliba, acompanhado pelo secretário de Governo, Marconi Campagnani e do secretário de Meio Ambiente, Alaécio da Luz Pinto visitaram Itaúna para conhecer a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho de Itaúna, Coopert. Em conversa com o Jornal de Juatuba e Mateus Leme, Ted disse que a visita proporcionou esclarecer uma série de dúvidas, além de trazer informações importantes sobre temas como destinação de resíduos e coleta seletiva de lixo, uma vez que a Coopert é referência internacional e tem mais de 20 anos de experiência. 

“Visitamos o aterro sanitário de Itaúna, instalado na MG 050, para onde são levados os resíduos molhados e aqueles que não são reaproveitados na reciclagem. A sede da cooperativa fica no mesmo terreno, em uma área de 15 mil metros, o que facilita a separação e destinação dos resíduos. Conhecemos o centro de triagem, espaço de estoque, local de prensagem, refeitório, vestiários, escritório e balança de caminhões”, disse. 

Ted afirmou que a experiência da cidade vizinha fortaleceu a vida dos 73 cooperados que recebem cerca de R$2.600 mensais, além de oferecer aos 28 catadores que fazem a coleta com carrinhos na cidade, um ecoponto de apoio. 

“Os cooperados tiveram o apoio da Federação Estadual de Meio Ambiente para planejar a destinação dos resíduos sólidos e fazer a retirada do lixão do meio urbano, além da implementação da coleta seletiva na cidade. Em Juatuba não temos uma cooperativa como essa, por isso precisamos aprender com quem já tem mais de 20 anos de experiência. Nossa expectativa é de que em um futuro próximo, nossa cidade possa contar com um trabalho tão importante”, finalizou.

O trabalho da Coopert

Em 1998, um grupo de trabalhadores se reuniu para trocar ideias sobre a criação de uma cooperativa capaz de oferecer oportunidade profissional e sustentação financeira para os participantes. A proposta inicial era criar uma fábrica de alumínios, mas não havia dinheiro para bancar o empreendimento. Foi então que surgiu a possibilidade de criar um projeto de reciclagem. 

A COOPERT, Cooperativa de Reciclagem e Trabalho, foi fundada em março de 1999 para gerar emprego e renda para muitas famílias e também para ajudar a preservar o meio ambiente. Inicialmente, eram 22 cooperados e apenas dois caminhões coletores. Hoje, com um novo centro de triagem, a Coopert realiza todo o processo de coleta seletiva do lixo de Itaúna e é dirigida por Cíntia Cristina de Brito Teixeira, diretora-presidente; Maria Beatriz, diretora-administrativa e Geneci Manoelina Damasceno, diretora-financeira. 

O projeto de destinação de resíduos sólidos de Itaúna é referência nacional e internacional, dentre os 26 países que se espelham na vizinha Itaúna, estão: a Argentina, Paraguai, Colômbia, França, Chile, Índia, Tailândia, Indonésia, Uruguai e Venezuela.

A cooperativa faz parte do grupo CATAUNIDOS que congrega 33 empreendimentos para comercialização em conjunto de reciclados, dos quais participam as cidades de Mateus Leme, Juatuba, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Arcos e Florestal.

“A Coopert contribui diretamente na vida de 72 famílias, gerando emprego e renda, além de ter um contrato com a Prefeitura para realizar a coleta seletiva do lixo seco na cidade. Com seus próprios caminhões e cooperados, ela também ajuda a prolongar a vida útil do aterro sanitário e a cuidar do meio ambiente”, pontuou a presidente da Coopert.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito + vinte =