Associação Religiosa e Cultural de matriz africana é entidade de utilidade pública

0
225

Os vereadores de Mateus Leme aprovaram por unanimidade a certificação de utilidade pública para o Terreiro de Candomblé de Angola e Umbanda “N’zo Nguzu Kukia” Casa Das Forças do Sol. O projeto reconhece que a instituição está em consonância com o objetivo social, não tem fins lucrativos e presta serviços à coletividade. Com a declaração de utilidade pública, os projetos da entidade que eram realizados com a colaboração de religiosos voluntários, poderão receber recursos públicos.

A associação Religiosa e Cultural de matriz africana foi fundada em setembro de 2012 e está localizada no bairro Nossa Senhora do Rosário, no Distrito de Azurita. A associação foi fundada por Vinícius Andreoli Figueiredo, conhecido como Tat’etu Nindengue, a entidade conta atualmente com 40 membros ativos e atende toda comunidade da região.

A entidade realiza distribuição de cestas básicas; oficinas de pinturas de tecidos; de ervas medicinais na fabricação de chás, banhos, raizadas, pomadas e essências; oficina de tranças afros; aulas de penteados e modas afro, visando elevar a autoestima da mulher negra e projeto de inclusão digital de crianças e adolescentes com internet e computação.

Sobre a aprovação da certificação de Utilidade Pública, Vinícius afirma que é através do projeto de lei que a entidade vai ampliar e multiplicar todos os projetos sociais, atendendo os anseios da população regional mais carente, visando uma qualidade básica de vida com saúde, lazer, trabalho e saneamento básico.

“O entorno de nossa associação e de uma população mais carente, que vem até nós salientar suas dificuldades na esperança de que possamos sanar e amenizar todo problema enfrentado por cada família. O trabalho sócio assistencial é de suma importância, pois é através dele que interagimos com jovens, adolescentes, adultos e idosos, com acolhimento, afeto, carinho e amor”, enfatiza.