Vereadora questiona ausência de ponto facultativo nos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminina

0
221
Seleção Feminina do Futebol (Phillippe Huguen / AFP)

Você sabia que existe uma portariado Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos que estabelece orientações relativas ao expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da Fifa? A norma oficializa a adoção do ponto facultativo, quando houver partidas do Brasil na competição que acontece até o dia 20 de agosto.

Segundo a portaria, fica permitido que os funcionários se ausentem e cheguem ao trabalho até duas horas depois do fim dos jogos. Nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente se iniciará às 11h. Nos dias em que os jogos forem às 8h, a jornada começará às 12h.

A compensação das horas não trabalhadas será feita no período de 1º de agosto a 29 de dezembro. Esta semana, a vereadora Irene de Oliveira criticou a ausência de ponto facultativo nas repartições de Mateus Leme. A parlamentar ressaltou o protagonismo das mulheres no esporte brasileiro e fez a defesa dos direitos iguais nas competições internacionais e nacionais.

“Fico aqui me perguntando porque ainda existe essa diferença de uma competição mundial para outra e porque na Copa do Mundo masculina houve ponto facultativo no serviço público e na feminina não. Fica aqui meu repúdio e votos para que o vice-prefeito leve ao executivo, para que essa determinação seja acordada antes do próximo jogo do Brasil”, disse a vereadora, se dirigindo ao vice-prefeito que acompanhava a reunião extraordinária.