O tradicional carnaval de blocos de Mateus Leme está de volta, dos dias 17 a 21 de fevereiro, após a festa não acontecer nos últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19. Este ano, os foliões vão comemorar os 51 anos desde a primeira folia realizada na cidade.
Embora a prefeitura ainda não tenha divulgado a programação oficial, a administração lançou recentemente um chamamento público para que os blocos de rua possam participar do carnaval de 2023 e receber um incentivo financeiro no valor de R$10 mil cada. Ao todo foram selecionadas seis agremiações: Os Sujões; Parou Pirou; Trem Bala; Ôh Carlão; Oi Flor e o Carna Afro Mona Ixi.
De acordo com o edital, os blocos selecionados deverão desfilar com Comissão de Frente, que deverá ser formada por: mestre-sala ou porta-bandeira, rainha de bateria ou rei momo, estandarte ou carro abre-alas. A prefeitura não definiu o limite de integrantes para a Comissão de Frente, no entanto, solicitou que cada bloco apresente identidade própria, representada por meio de “abadá”, a todos os integrantes e ou standards.
As agremiações contempladas com o auxílio financeiro também deverão obrigatoriamente cumprir como contrapartida a veiculação das marcas da Prefeitura de Mateus Leme como patrocinadora.
Em nota, a prefeitura destaca que o carnaval de Mateus Leme vai atrair não somente a população do município, mas também das cidades circunvizinhas. “Com essa iniciativa, a Prefeitura Municipal, através Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultura, estimula toda a cadeia produtiva do turismo, como também, proporciona lazer, entretenimento e principalmente o congraçamento de todas as camadas sócio econômicas do Município”, ressalta a nota.
Público e segurança
Em 2020, último ano do carnaval de Mateus Leme, a Praça Benedito Valadares lotou com a presença de 16 mil foliões nos quatro dias de festa. Carnavalescos e autoridades do município estimam que o público possa dobrar este ano, já que Juatuba não anunciou atrações para os dias de feriado.
De acordo com a Polícia Militar, a corporação deve receber reforços de cidades vizinhas e a estrutura deve seguir os mesmos moldes da festa de Junho, com cancelas e revista em todas as entradas da área demarcada para os desfiles.
A reportagem vai começar na próxima semana uma série de entrevistas com os blocos de Mateus Leme.