Carnaval de Mateus Leme tem seis blocos de rua confirmados

Cada agremiação receberá incentivo financeiro de R$10 mil para desfilar; programação deve ser divulgada pela prefeitura na próxima semana

0
457

O tradicional carnaval de blocos de Mateus Leme está de volta, dos dias 17 a 21 de fevereiro, após a festa não acontecer nos últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19. Este ano, os foliões vão comemorar os 51 anos desde a primeira folia realizada na cidade.

Embora a prefeitura ainda não tenha divulgado a programação oficial, a administração lançou recentemente um chamamento público para que os blocos de rua possam participar do carnaval de 2023 e receber um incentivo financeiro no valor de R$10 mil cada. Ao todo foram selecionadas seis agremiações: Os Sujões; Parou Pirou; Trem Bala; Ôh Carlão; Oi Flor e o Carna Afro Mona Ixi.

De acordo com o edital, os blocos selecionados deverão desfilar com Comissão de Frente, que deverá ser formada por: mestre-sala ou porta-bandeira, rainha de bateria ou rei momo, estandarte ou carro abre-alas. A prefeitura não definiu o limite de integrantes para a Comissão de Frente, no entanto, solicitou que cada bloco apresente identidade própria, representada por meio de “abadá”, a todos os integrantes e ou standards.

As agremiações contempladas com o auxílio financeiro também deverão obrigatoriamente cumprir como contrapartida a veiculação das marcas da Prefeitura de Mateus Leme como patrocinadora.

Em nota, a prefeitura destaca que o carnaval de Mateus Leme vai atrair não somente a população do município, mas também das cidades circunvizinhas. “Com essa iniciativa, a Prefeitura Municipal, através Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultura, estimula toda a cadeia produtiva do turismo, como também, proporciona lazer, entretenimento e principalmente o congraçamento de todas as camadas sócio econômicas do Município”, ressalta a nota.

Público e segurança

Em 2020, último ano do carnaval de Mateus Leme, a Praça Benedito Valadares lotou com a presença de 16 mil foliões nos quatro dias de festa. Carnavalescos e autoridades do município estimam que o público possa dobrar este ano, já que Juatuba não anunciou atrações para os dias de feriado.

De acordo com a Polícia Militar, a corporação deve receber reforços de cidades vizinhas e a estrutura deve seguir os mesmos moldes da festa de Junho, com cancelas e revista em todas as entradas da área demarcada para os desfiles.

A reportagem vai começar na próxima semana uma série de entrevistas com os blocos de Mateus Leme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + dezoito =