Casa desaba em Francelinos e família pede ajuda pelas redes sociais

Teto do imóvel caiu parcialmente; outra residência no Braúnas também apresenta rachaduras e risco de desabamento

0
245

Uma família que mora no Distrito de Francelinos, na região do Alto Eldorado, teve que deixar a casa onde morava após o desabamento do telhado e das paredes, em virtude das fortes chuvas. O vídeo foi amplamente divulgado nas redes sociais e, na gravação, Dona Ivânia, pede doações e ajuda à população e empresários.

A senhora revela que quando chegou do trabalho, durante uma chuva intensa, deitou e, no momento em que estava repousando, as telhas do imóvel começaram a voar com a força do vento, e momentos após a casa ficar destelhada, a parede desabou. “Quando eu saí do quarto correndo e cheguei na cozinha, a parede veio ao chão. Eu estou muito assustada, foi muito rápido, mas, graças a Deus, deu tempo de correr, senão, eu estaria morta. A sorte é que meus dois netos, meu filho e minha nora não estavam em casa, pois eles não conseguiriam escapar”, conta.

A gravação mostra a casa simples, de tijolos, sem reboco e telhas de amianto, totalmente destruída. Os escombros que caíram sobre os poucos móveis, estragaram tudo e a senhora pede doações de móveis, materiais de construção, dinheiro e até alimentos.

A gravação foi feita por Israel Marques de Oliveira, mais conhecido como Mestre Israel, que explica que na casa moram crianças e que o filho de Ivânia está desempregado.

“Ela é uma pessoa trabalhadora, arrimo de família e simples. Eles precisam de sua ajuda. Vamos deixar o nosso telefone à disposição para que as pessoas que se sensibilizarem, possam ajudar de alguma forma. Ela só ganha um salário mínimo e está pedindo também um emprego para o filho”, pontua.

Para ajudar a família basta entrar em contato pelo: (31) 9 9833-0257 (Mestre Israel). Como a maioria das residências do Distrito é fruto de ocupação irregular, a Defesa Civil não esteve no local.

Casa prestes a desabar é tema de embate entre população e servidores da prefeitura

Outro fato denunciado e comentado nas redes sociais e tema de embate entre moradores de Juatuba e membros da administração municipal, envolve o risco real de desabamento da casa de uma costureira no Braúnas. 

O imóvel apresenta sérias rachaduras em todos os cômodos e através de algumas pode-se ver o lado externo da residência. Além das trincas, a casa fica próxima a um barranco que está cedendo. O fato ganhou repercussão e chamou atenção, após a postagem de vídeos em grupos de WhatsApp.

Segundo informações, a Defesa Civil já esteve na residência e comprovou o risco real de desabamento, no entanto, a assistência social até o momento, não providenciou aluguel social para a família deixar o imóvel. Na gravação feita por uma liderança da região, é feito um alerta: “Eles só podem estar esperando uma tragédia maior. Depois que a casa cair e matar toda a família e inclusive uma criança de cinco anos, não adianta vir a Defesa Civil e nem os canais de televisão, que será tarde”.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em contato com a proprietária da residência para saber mais detalhes sobre a notícia, no entanto, ela não quis se identificar ou expor a família. Se limitou a dizer que “está fazendo os cadastros e apresentado os documentos solicitados pela Defesa Civil e Assistência Social, para tentar conseguir o aluguel social e retirar sua família da casa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 − cinco =