Governador visita Juatuba e vistoria sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

0
282
Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, vistoriou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A unidade foi inaugurada em março de 2023 e oferece atendimento psicossocial, brinquedoteca e espaço da mulher para vítimas de violência doméstica.

O governador destacou a importância da Deam para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídio. Para ele, a instalação da unidade, somadas a outras iniciativas das forças de segurança, vai reduzir este tipo de crime no estado.

A secretária municipal de Assistência Social de Juatuba, Luana Cristina, afirmou que a chegada da unidade representou uma mudança para a segurança do município. Segundo ela, Juatuba é uma das cidades de Minas com o maior índice de crimes contra a mulher.

A delegada titular da Deam de Juatuba, Raquel Gontijo, destacou a importância da instalação da Delegacia para a cidade. Ela afirmou que as mulheres hoje procuram a unidade em busca de ajuda.

Delegacias especializadas

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente os que ocorrem em ambiente doméstico.

Os espaços, além de atuar na repressão de crimes, têm a proposta de prevenção, para uma atuação dos órgãos de segurança de forma mais ágil e eficaz. Assim, contribuem para reforçar as mulheres como protagonistas de seus direitos.

Chame a Frida

Visando reforçar o enfrentamento da violência doméstica e familiar, recentemente foi implantado na Deam em Juatuba o projeto “Chame a Frida” – atendente virtual de atenção às vítimas via chatbot pelo WhatsApp [(31) 99296-1268].

A iniciativa já apresenta resultados práticos na cidade, como a prisão em flagrante de um suspeito de ameaça, na última sexta-feira (20/10), a partir do acionamento da vítima pelo aplicativo.