Minas registra redução em todos os crimes monitorados no Carnaval

0
130

O Carnaval deste ano em Minas foi marcado por uma significativa redução nos índices de criminalidade e, mesmo com o aumento do público nas ruas, todos os crimes monitorados apresentaram queda, tanto na capital quanto no interior.

Em Belo Horizonte, o número de celulares roubados diminuiu de 94 para 49 em comparação com o Carnaval anterior, representando uma redução de 47,8%. Além disso, os registros gerais de roubo e furto caíram 31,5% e 31,4%, respectivamente, em todo o Estado, totalizando 1.296 furtos a menos durante o período carnavalesco.

A sensação de segurança foi bem avaliada pelos foliões, com 78% dos visitantes atribuindo classificações de “muito bom” a “ótimo” para este quesito, de acordo com pesquisa do Observatório do Turismo de Minas Gerais. Os casos de importunação sexual também apresentaram queda, com uma redução de 36,8% em todo o estado.

Para garantir a segurança durante o Carnaval, a Polícia Militar mobilizou cerca de 36 mil homens e mulheres em todo o Estado, além de utilizar tecnologias avançadas de monitoramento, resultando em 83 pessoas flagradas com tornozeleiras eletrônicas em descumprimento de ordem judicial.

A Polícia Civil intensificou as ações, resultando em 1.082 autos de prisão em flagrante. Além disso, foram realizadas operações prévias ao feriado, com o cumprimento de 238 mandados de prisão e 433 mandados de busca e apreensão, um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2023.

O Corpo de Bombeiros teve uma atuação preventiva, com mais de 20% das ocorrências atendidas no período sendo relacionadas à prevenção. Isso contribuiu para uma redução significativa nos acidentes de trânsito e afogamentos.