Presidente do Sindicato dos servidores denuncia secretária “por privilegiar amigos mais próximos com altos salários”

0
500

Mais uma vez a Secretária de Saúde, Amélia Augusta, foi alvo de duras críticas na reunião da Câmara desta semana. Mas a novidade foi a participação do Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Juatuba (Sindserj), Geraldo Ricardo de Lima, na tribuna do Legislativo, que fazendo coro com os vereadores, falou sobre a situação dos trabalhadores da Saúde do município.

“Já não é a primeira vez que venho aqui denunciar o assédio moral e coação de servidores efetivos, cometidos pela secretária. Mas essa reportagem explanou tudo que os vereadores estavam sentindo e toda arrogância dessa senhora, disse Geraldo Ricardo, mostrando a última edição do Jornal de Juatuba e Mateus Leme. Os vereadores foram muito felizes ao cobrar uma posição do prefeito”, pontuou.

Geraldo desabafou, afirmando que há muito tempo, o “autoritarismo e as atitudes da secretária” vêm causando intensos prejuízos aos profissionais que trabalham na pasta e à população em geral. “A comunidade de Juatuba procura o serviço de saúde, mas as portas se fecham por uma senhora que deveria olhar com carinho e com o coração para estes pacientes”.

O presidente do Sindserj questionou ainda sobre a equidade salarial dos servidores da pasta. “Enfermeiros que estão na linha de frente da pandemia ganham menos de R$ 4 mil, enquanto há, entre os amigos da secretária, uma enfermeira que recebe R$ 7,8 mil. O privilégio é de um grupo seleto. Sendo amigo do rei e da rainha se tem tudo”, denunciou.

Em seu pronunciamento Geraldo Ricardo revelou que a secretária tem feito “uma verdadeira caçada aos servidores, pois já somam 20 processos administrativos que, segundo ele, estão arquivados pela Prefeitura. O sindicalista ainda denunciou que a secretária estaria ciente da licença de uma servidora comissionada que se afastou, mas estaria trabalhando em outro local, fora do estado. “Isso é ilegal, e eu tenho aqui documento da procuradoria do município condenando esta ilegalidade, mas até hoje a senhora Amélia Augusta não resolveu esse problema. Somente uma CPI nesta casa para investigar tudo isso”.

Os vereadores

Após a fala do sindicalista, os parlamentares cobraram investigação dos fatos que, segundo as denúncias, estariam ocorrendo e que têm sido apresentados na Câmara. Jurandir dos Santos afirmou que são acusações muito sérias, inclusive de coação e assédio. “Coação é um crime gravíssimo, inclusive sugiro preservar o nome da paciente que prestou esse depoimento, pois sabemos o que ocorre nos bastidores da política”. O vereador declarou ainda que o SindSaúde, entidade sindical de Betim, está aqui no município para fazer política a mando da secretária. “Eles nunca fizeram nada para os servidores de Juatuba, enquanto o Sindserj faz um trabalho de excelência e sempre luta pela classe”, disse.

Jurandir também contou aos colegas que foi alvo de críticas após pedir justificativa sobre os altos salários que alguns servidores recebem na Saúde. “Eu não sou contrário aos salários altos; somente quero explicações porque alguns recebem e outros não. Meu papel é fiscalizar e gostaria de pedir desculpas se fui mal interpretado por alguns profissionais, mas nosso papel é fiscalizar”, completou.

O vereador Elton dos Reis afirmou que algumas pessoas utilizaram parte de seu pronunciamento, fazendo montagens de vídeo para as redes sociais. O parlamentar destacou ainda que “esse mesmo grupinho de fora, se referindo ao SindSaúde de Betim, é que faz isso. Deu muito na cara, chamar sindicato de fora. Se não quer respeitar os vereadores, respeite a população”, chamou a atenção.

Afastamento

Coube ao vereador Cidinho pedir o afastamento provisório da secretária, até que seja instaurada uma comissão de investigação pela Câmara. ”São denúncias muito graves e, se nós formos apurar tudo, com ela na direção da secretaria, pode ocorrer coisa pior”, alertou.

O presidente do Sindserj deixou documentos com o presidente da Câmara, Kelissander Saliba que garantiu que vai pedir investigação minuciosa sobre todas as denúncias apresentadas e avaliar sobre o meio legal para fazer o pedido de afastamento da secretária proposto por Cidinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 − dezesseis =