Sete perguntas para o vereador Pretinho do Hospital, presidente da Comissão de Enfrentamento à Covid-19

0
371

Arilton Gaudêncio Santiago, mais conhecido como Pretinho do Hospital, tem 57 anos, nasceu e sempre morou em Mateus Leme, cidade que segundo ele, possui “enorme admiração e apreço”. Pretinho é casado, pai de dois filhos e atua há 36 anos na área da saúde, como técnico de laboratório. Atualmente, está em seu terceiro mandato como vereador e ocupa o cargo de Presidente da Comissão de Saúde e da Comissão Provisória de enfrentamento da COVID-19 do Município de Mateus Leme

1. Já virou lugar comum dizer da imensa dificuldade, cansaço e estresse, que passam os profissionais da saúde, sobretudo os que estão na linha de frente da pandemia. No entanto, queria que a senhor falasse como está sendo acompanhar esse tempo, através da Comissão de Enfrentamento da Covid-19? O que tem sido mais desafiador?

A COVID-19 gerou enorme crise no sistema de saúde de todo o país. O empenho e dedicação dos profissionais de saúde têm sido essenciais nesse momento. Tendo em vista o cenário de emergência, a Câmara de Mateus Leme criou a Comissão Provisória de Enfrentamento da Covid-19 com o intuito de dar todo apoio necessário para esses profissionais e para o povo mateus-lemense. O que tem sido mais desafiador é a falta de medicamentos no mercado, escassez de profissionais que atuem na linha de frente, além da falta de conscientização da população.

2. Já se falou muito que a pandemia da Covid-19 é algo muito novo, até mesmo para médicos e outros profissionais que estão à frente do trabalho. Para o senhor, o que é esse novo da doença? De que forma os profissionais da saúde estão aprendendo a lidar com o novo coronavírus?

O novo da doença está atrelado à sua alta taxa de contaminação e facilidade de mutação. Assim, a busca pelo combate ao vírus e pela manutenção das medidas preventivas têm sido incessantes. Os profissionais da saúde estão exercendo um trabalho admirável, já que aprendem a lidar com a doença no dia a dia.

3. Qual é a avaliação que o senhor faz de um ano de pandemia? O que é preciso fazer (ou continuar fazendo) para que as pessoas compreendam a gravidade do momento? O que já foi feito no âmbito político, no caso pela Câmara Municipal?

Em um ano de pandemia a doença se espalhou rapidamente. Ocorreram uma série de transtornos, que afetaram tanto a economia, quanto o psicológico das pessoas e, como reflexo, fomos submetidos à medidas de contenção mais severas, como a adesão à onda roxa. É necessário continuar com as campanhas educativas e com a fiscalização, para que a população entenda a gravidade da doença. A Câmara de Mateus Leme criou a Comissão de Enfrentamento da COVID-19 para a adoção de medidas estratégicas. Dentre as atividades desenvolvidas pela Comissão, podemos destacar as diversas reuniões com o Secretário de Saúde (Dr. Serufo) e a reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos. Além disso, a pedido da Comissão, a Câmara repassou R$201.650,00 ao Hospital de Campanha para a aquisição de equipamentos e medicamentos.

4. No seu entendimento, a pandemia poderia ter sido menos destruidora e não ter se prolongado por tanto tempo? Existem falhas dos gestores de saúde e de políticas públicas do país para que o caos se instalasse?

A pandemia poderia ter sido menos destruidora se soubéssemos da sua gravidade desde o início. Não só o Brasil, como o mundo inteiro, não estava preparado para uma doença dessa magnitude. Infelizmente, o Governo Federal demorou para comercializar as vacinas, dando brecha para a propagação do vírus.

5. É possível fazer uma previsão de como estará a população brasileira, e da cidade, quando tudo isso passar? Aliás, é possível prever quando tudo isso irá acabar?

É impossível prever o futuro, mas creio que com muito trabalho e luta seremos capazes de vencer essa batalha. Estamos nos adaptando a essa nova realidade, no entanto, não podemos perder as esperanças de que dias melhores virão, pois em breve, estaremos vacinados.

6. A fala é quase que unânime com relação à morosidade da vacinação. A culpa é mesmo da falta de política e planejamento em nível nacional, para que mais pessoas e em menor tempo tivessem sido imunizadas?

O Governo Federal poderia ter se antecipado na compra das vacinas para que a doença não tomasse grandes proporções.

7. Qual é a opinião do senhor acerca do propalado tratamento precoce contra a Covid-19? Em se confirmando as falhas do uso de medicamentos preventivos quem será responsabilizado?

O tratamento precoce da doença ainda não possui eficácia cientificamente comprovada, logo, cada médico possui autonomia para tratar seus pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − 8 =